Em épocas como as que estamos vivendo, eu agradeço por meu filho ser ainda pequeno o bastante pra que eu possa protegê-lo de determinadas coisas que andam acontecendo. Se ele tivesse uns 5 anos a mais, eu seria obrigado a responder perguntas às quais eu não faço idéia da resposta.

É bem dificil tentar explicar o que é essa calhordice que tomou conta de nós. O que nos espanta? O que é grave? O que causa indignação?
O que é preciso acontecer para que as pessoas acordem?

Sendo bem prático. Vamos pegar última crise no senado como exemplo. Todo mundo tem certeza que o bigodudo mentiu, achacou, ameaçou, cercou-se de todos os piores elementos pra defendê-lo, e o que fez o Presidente da Republica? Juntou-se a eles. E o que aconteceu?

Rigorosamente nada.

Se meu filho me perguntasse:"Pai, roubar é errado?", o que eu deveria responder?

A candidata a presidir o país no próximo mandato, mente deslavadamente, é mal educada, tem uma ficha pra lá de estranha. E é a única escolha do partido.

"Pai, mentir é errado?"

O Governo e vários juízes do STF estão fazendo das tripas coração pra livrar da cadeia um assassino confesso. Dobram e desdobram a lei para tentar fazer um origami que nos faça sentir que o cara é um matador bacana, um assassino com classe.

"E aí Pai, matar é errado?"

Me digam, o que eu respondo, se ele me perguntar? Que depende? Que alguns podem? Que é melhor não pensar nisso, ficar de lado? Qual a resposta mais adequada, me ajudem?

E como não compreender a confusão pela qual passa um jovem hoje em dia. Vale a pena ser honesto? Melhor gastar dinheiro em livro, ou ficando bem gostosa (ou fortão), o que te abre mais portas hoje em dia?

Por enquanto, ainda consigo preservar a inocência do meu filho. Não se trata de aliená-lo. É um tempo que eu ainda tenho pra ver se os valores que eu passo grudem na mente dele, antes que o mundo venha, e estrague tudo. Uma esperança para quem sabe, quando ele me fizer essas perguntas acima, eu possa dar as respostas que eu sei que estão certas, sem parecer que estou mentindo pra ele.

6 comments:

Clap! Clap! Clap! Excelente post! Parabéns! Reflexivo e atual! No entanto, não poderia deixar de lado, quase que freudianamente, parte de seu texto diz que você "quer ficar bem gostosa"...

Rodrigo, é foda. Imagino o que vcs pais estão passando para educar essas crianças porque, oi? Tanta boa vontade, seguido de tanto mau exemplo no mundo, é foda.

O que nos resta é fazer nosso melhor, e esperar que o mundo não os corrompa.

Boa sorte aê ;)

Beijundas ^^

Olá amigo, cheguei no seu blog pelo do Caio, tenho em comum com você o nome e o fato de ser pai. As minhas já me perguntam sobre tudo e não tenho como escapar...

Não possote dizer o que fazer, somente dividir minha experiência. Eu passo meus valores. Mostro que é errado roubar e matar. E posso te garantir que seu filho vai levar muito mais em conta o que você FAZ do que o que passa na TV.

E a chave é essa. Os filhos se guiam muito pelos pais, o que eles FAZEM muito mais do que o que DIZEM.

Uma grande diferença para essa geração é que está tudo exposto, a verdade apareceu. As maracutaias que antes eram feitas na surdina hoje estão no jornal...é uma geração que tem que lidar com ambiguidade de uma maneira que nós não tivemos, e isso é no que podemos ajudar...

Abraço
Musashi

Oi Rodrigo,

Obrigada pela visita e pelo comentário no Penso em Tudo.
O seu filho tem q mesma idade da minha filha e o que eu costumo dizer é que eu estou construindo hj o mundo que a minha filha vai viver amanhã.
isso pq o mundo que ela vive hj, enquanto ainda é criança, é perfeito. É o mundo que eu posso proporcionar. Mas amanhã ela vai cair nesse mundão de verdade. Aí... danou-se.
Então, acho que pro seu filho, vc poderia responder que é muuuito errado matar, mentir, roubar e tbm é muito errado se calar diante de injustiças.
O problema é que os caras que estão fazendo toda essa merda, estão lá pq nós colocamos.
Ah! É muito fácil dizer "eu não. Eu não votei neles". Eu realmente não votei.
Mas defendo a democracia com unhas e dentes. E democracia é isso aí.
Cada povo tem o governo que merece.
A mudança tem que vir de baixo. De nós.
Não vai começar lá de cima. Sem chance.

Seja sempre bem vindo no Penso em Tudo.

Gabi said...

Pior que estamosa todos no mesmo barco....mas juntos, coseguiremos...nosso filho merece

Mauricio: obrigado. Não é freudiano, é que estou escrevendo pros 2 (ou 3, ou 4), sexos.

Cristal: criar filho é INSANO. Mas é a melhor coisa da vida, ao mesmo tempo. Só tendo um pra entender.

Musashi: Exatamente. Por enquanto, desligo o jornal e prefiro que ele assista minha conduta. O que na verdade, ajuda a ele e a mim ao mesmo tempo.

Maitê: Obrigado pela visita também! Eu acho, na verdade, que nós estamos construindo o MUNDO, de filho em filho. Que bom que tem mais gente pensando como nós, sinal que temos esperança. Voltarei, com certeza. Volte vc também!

Gabi: com VOCÊ no leme, eu acredito que a gente vai conseguir mesmo. Você é a mãe da década. Beijos