Começou há alguns anos, não sei precisar extamente a data.

Nem sei quando me dei conta. Todo bar que eu ia. A cada Undenberg, Cinzano ou Catuaba Selvagem que eu punha para dentro, mais evidente ficava.

A figura escura, sentada à penumbra, o copo parado à frente o cigarro entre os dedos, quase como se fosse um altar. A rosto vincado, anguloso, quase sizudo.

Eu mudava de boteco, mudava de trago, mas fosse na Belco ou na Xiboquinha, ele estava lá. Será que me julgava?

Perguntei a amigos. Vocês vêem aquilo que vejo? Ele também aparece para vocês? Ninguém via nada.

O desespero tomou conta de mim quando o vi em um casamento. Como poderia ter entrado? Seria amigo de algum amigo? Seria da família?

Pensei em tirar satisfações. Mas ele sempre estava na mesa do fundo. Quando eu me dirigia a ele, já estava lá atrás, mais atrás, mais no fundo. E dessa forma eu o persegui até o Jabaquara. E de lá eu não passo.

Com o tempo ficou evidente. Não havia o que fazer. Mas tudo fez sentido, não sei como não havia percebido antes.

Eu estava sendo assombrado pelo fantasma de Nelson Gonçalves.

Hoje não me abalo. Descobri que se levantar o copo de Dreher num brinde, ele levanta o copo dele lá no fundo, dá um sorriso e não me enche o saco.

7 comments:

Pois é. Se eu fosse você parava de beber e procurava o AA.

Boemiaaaaaaaaaa aqui me tens de regresso, e suplicante te peço... quem nunca cantou essa música bêbado? hahaha. Sabe o que eu achei mais impressionante no texto? Várias bebidas de pobre e pior, muito pior eu as conheço.
Sabe assim, não é aluninação. Eu tb o vejo na Lapa às sextas feiras.

Beijundas :)

Caramba... nunca apareceu comigo quando tomo leite. Será que não pode ser na caixinha longa vida?

Márcio, já procurei o AA, mas como estava bêbado, não achei nem pelo caralho.

Cristal, essas são as bebidas finas. As de pobre que eu tomo, nem rótulo tem. Se vc encontrar com ele na sexta, manda abraço, diz que eu tô esperando ele no sábado aqui.

Roger, muito cuidado. Um amigo meu que bebia muito leite teve alucinações terríveis envolvendo a Fafá de Belém, dizem que ele nunca se recuperou.

This comment has been removed by the author.

Acho que neste final de semana, você dará um salto de patamar. Depois da quinta Schneider Weisse Original você vai ver o vulto do sujeito e após a décima, aí sim, terá a certeza de não estar com o Grande Nelson Gonçalves e sim diante do virtuoso Ludwig van Beethoven num campo de trigo da bavária. Depois de tudo, conte-nos, se o salto de patamar foi para cima ou para baixo.

nossa... me deu uma sede!