Meu pai tinha hábitos alimentares... peculiares.
Vários deles eu mesmo cheguei a experimentar. E pro meu espanto, eram bons! Posteriormente, eu mesmo desenvolvi minhas receitas baseadas nos velhos costumes.
Numa iniciativa pioneira, A Fantástica Floresta de Teixos vem em primeira mão, dividir com vocês as receitas maravilhosas que povoaram minha infância. Vamos a elas:

Cimento de Café

Pegue um copo (de requeijão que tem a medida correta. De VIDRO, não esses de plástico atuais). Encha-o até pouco acima da metade com Neston. O restante do espaço que sobrar, complete com café preto, e é claro, doses cavalares de açúcar. Mexa até criar a consistência de pasta. Coma logo, enquanto está quente. Se você deixar esfriar, a pasta irá se solidificar e provavelmente você vai ter que jogar o copo fora, porque a coisa só sai de lá com britadeira. Lave o copo logo em seguida ou deixe cheio d´água de molho por uma semana. O sabor é exótico, mas estimulante.

Boulangerie des riz et haricots

Arroz e Feijão são peças básicas do cardápio brasileiro. Seus complementos mais comuns compreendem toda uma variedade de carnes, legumes e ovo. Mas meu pai criou uma nova paleta de misturas para o nosso mais trivial prato. Não há muito o que explicar, é só misturar e provar. Recomendamos que vc faça as misturas uma por vez, pq todas juntas deve exigir demais do seu pobre estômago.
Arroz, feijão e bolo (pão de ló)
Arroz, feijão e biscoito cream cracker quebrado.
Arroz, feijão e biscoito maizena quebrado.
Arroz, feijão, litros de azeite, cebola e frigideira.

Goiabada ao Leite

Consiga um tijolo de goiabada cascão (aquela que leva goiaba como um dos ingredientes, não aquela de chuchu). Corte pedaços pequenos. Ponha-os dentro de um copo (pode ser aquele do neston, desde que você tenha conseguido limpar). Ocupe com a goiabada até a metade. Complete com leite frio (morno eu acho que argh!!!). Comece, com uma colher, a operação de amassagem da goiabada, até o leite ficar cor de rosa. Coma com a colher.

Cheese Coffe

Para essa delícia de verão, você precisará de um pedaço grande de queijo. Os mais indicados são o Minas (consistente, não esfarelante) ou o Prato. Corte o queijo em cubinhos, e ponha-os em (adivinha?) um copo (que já deve estar fedido). Complete o copo com café preto beeemmm quente. Beba o café ignorando o sabor estranho. A diversão começa quando sobra no fundo, os cubinhos de queijo que agora estarão suavemente doces e derretidos. Prazer para poucos.

Pão com mostarda.

Pegue um pão. Abra. Coloque muita mostarda. Coma. Maionese pode ser um complemento. Um copo de coca gelada para acompanhar garante arrotos que poderão ser ouvis a dois quarteirões de distância.

2 comments:

Gostaria de colaborar com a minha receita de infância, a maravilhosa Sopa de Pão. Uma iguaria!

Ingredientes:
1 pão francês
1 copo de leite
1/2 copo de café
manteiga à gosto
(as quantidades de leite e café podem ser invertidas, à gosto do freguês)

Preparo:
Corte o pão francês ao meio como o habitual e passe manteiga à gosto(eu gosto com bastante). Passada a manteiga, pique o pão em cubinhos, com a mão mesmo ou com uma faca se você for muito fresco. Reserve.
Num prato, despeje o leite e o café (de preferência adoçado, né?) e misture até obter a cor homogênea habitual. Junte os cubinhos de pão e - voilá! Bon apetit!

putz...
jak, você mesma criou isso? usar prato e tals quando se é criança pode causar problemas com os pais, nao?
=D