Há algum tempo este lugar está parado, e eu tentando voltar a escrever. Na verdade, estou no meio de um bloqueio mesmo. Todos os dias eu faço um esforço que geralmente termina em duas ou três linhas absolutamente sem-graça, que eu prontamente deleto, sem nenhuma dor na consciência.
Escrever sempre foi uma atividade relativamente fácil pra mim. Mas uma coisa que aprendi é que escrever, ler, são hábitos, e quanto mais se faz, mais fácil fica, e o inverso também se aplica. Venho dedicado cada vez menos tempo para ambos, e já estou sentindo os efeitos.
Por isso resolvi fazer este post meio confessional, tão raro neste blog. Principalmente para reacender a vontade de escrever. Vou mudar umas coisinhas aqui, dar uma arrumada nas gavetas.
Pretendo começar a fazer algumas coisas que venho ensaiando mas que nunca saem do papel (papel?), por exemplo, comentar filmes e programas de TV que assisto.
A verdade é que o ano passado foi meio catártico. Passei por um processo de insatisfação profissional monstruosa, que por pouco não me leva a desistir da profissão que escolhi, e que amo. Me sentia preso à empresa em que estava, e misturado em suas condutas. Ao mesmo tempo, eu via no mercado de design uma mesmice, um continuísmo, uma repetição de velhos valores que eu não queria fazer parte. O processo de desligamento dessa empresa começou com um processo interior meu, e olhando em retrospectiva, foi um dos momentos da minha vida em que mais aprendi a respeito de mim mesmo.
Ano passado li um texto de uma palestra do Steve Jobs, em que ele dizia muitas coisas. Uma delas é: você só pode ligar os pontos da sua vida, olhando pra trás. Quando vc tenta fazer conexões tentando adivinhar o futuro, o resultado sempre será incerto, senão discutível. Por isso, ele recomenda que as pessoas façam coisas com o coração, mesmo que num primeiro momento elas pareçam não fazer sentido. Porque depois, na hora de ligar os pontos, farão.
Passei por alguns momentos assim este ano. Iniciativas que tomei (até algumas no desespero mesmo) que me geraram resultados completamente diferentes dos que eu esperava e muitos deles positivos. Este ano, estou tentando, num nível bem mais consciente, continuar e aprimorar esse processo.
E recomendo: sentiu vontade de fazer algo, desde que isso não prejudique ninguém, faça. Vocé nunca sabe aonde isso pode te levar.
Esse é mais um motivo pelo qual estou aqui, escrevendo, sem nem mesmo saber quem vai ler (esse blog deve ter pelas minha contas, um leitor, e no caso, sou eu). Normalmente sou muito reservado, e alguns dirão até fechado sobre minha vida. Falo muito, converso muito, escrevo de coisas diversas, mas muito pouco delas sobre o que se passa na minha mente.

2 comments:

teste

Anonymous said...

Suas contas sobre quantos leitores tem esse Blog estão completamente erradas. Acabo de provar que esse Blog tem exatamente o dobro de leitores do que você imaginava.
Agora que você voltou a postar vou virar um leitor assíduo. O único problema é que quando leio alguma estória sua já me vem o cheiro de carne na brasa, aquela Malta geladinha e papo furado que não acaba mais...rs
Abração!